domingo, 8 de novembro de 2009

Meu novo hobby

     O Frodo Bolseiro que se dane! Meu novo hobby é a jardinagem. O quê? O Frodo é um Hobbit? Mas isso não vem ao caso, não nos prendamos a pequenos detalhes.
     Mas, eu dizia, meu novo hobby é maravilhoso! Não há nada como se concentrar num trabalho manual, e somente ter que pensar no que está fazendo, por alguns instantes.  E a jardinagem, sem que você deixe de pensar nela, ensina uma porção de coisas.
     Aprendi, por exemplo, que os nossos arbustos preferidos são como as nossas amizades. Nós precisamos alimentá-los, cuidar com carinho, dar água, luz, e às vezes até sombra. Tudo para que possam crescer e ficar belos como desejamos. Vi que um jardim é como a nossa vida, pois o cuidado deve ser constante, nunca acaba. E negligenciar deixa tudo feio e com cara de desleixo, como nós ficamos se não cuidamos de nós mesmos com constância, seja na aparência, seja nos estudos, seja nos negócios.
     Aprendi que cuidar das plantas é como viver, e como amar. Todos falam que quem planta o bem colhe o bem; todos dizem, também, que quem planta o mal colhe o mal. O que esquecem de nos ensinar é que é preciso paciência, e que não adianta plantar o bem hoje, se você não cuida que ele seja um bem permanente. No jardim, é assim. Se você planta hoje, demora a nascer, e se você não tiver paciência para esperar e cuidar, não brota mais. É como recuperar a confiança de quem se decepciona conosco.
     No jardim, como no mundo dos negócios, precisamos podar, aparar as arestas, também para embelezar, mas, principalmente, para otimizar o crescimento da planta. Ou você pensa que é só chegar com tesoura na mão e sair cortando tudo? Não. É preciso, sobretudo quando a planta ainda é nova, apenas direcionar o crescimento, e deixar para embelezá-la apenas quando já estiver maior, mais volumosa e mais robusta. Já pensou que negócio é capaz de crescer e pular etapas, cheio de investimentos, mas se endividando? Ou, no necessário corte de gastos, o que aconteceria se fosse cortado o gasto que, na verdade, é um investimento? Se você cortar corretamente a raiz, controla o crescimento, e cria um bonsai. Se corta demais, ele não somente para de crescer, mas morre. Não corte o caule. A grande chance é de perder a planta para sempre. Se quer que cresça em outra direção, corte aquelas pontinhas, de onde brotam ou por onde crescem os galhos. É preciso, mais uma vez, calma, paciência precisão, e por vezes, planejamento, para fazê-los crescer.
     Pretendo aprender, no futuro, a lidar com as delicadas flores. Creio que poderei entender o amor. Vejo nas flores a delicadeza e a fecundidade que se pode atribuir ao verdadeiro amor. E no cuidado que lhes devemos dispensar, enxergo aquele que se deve dar à pessoa amada.
     Mas há muito mais na jardinagem. No momento, para mim, tem tido a vantagem de não me acrescentar quase nenhum custo, o que se diferencia de quase tudo o que desejo fazer. E me permite estar próximo à minha filha, quando ela está brincando e se divertindo no jardim. Gosto que ela cresça cercada de verde. Faz bem para o corpo e para a alma. De quando em quando ela já se interessa por me ajudar, mas espero que tenha mais idade para compartilharmos este prazer. Seria soberbo fazê-lo!
     De resto, há benefícios que me parecem inexprimíveis. Se você precisa relaxar e aprender muito sobre a vida, eu recomendo que ache um espaço de seu tempo para um jardim. Pode ser o seu, ou você pode adotar alguma pequena pracinha, em parceria com a prefeitura. Ou ter uns dois ou três vasos, desde que dedique a eles não menos que meia hora, todos os dias. Garanto que será bastante gratificante. Muito do que digo, e mais ainda do que não digo, você só vai entender quando experimentar, continuamente, por um bom tempo.
     Agora dêem-me licença, pois a grama já está um pouco alta.


Pablo de Araújo Gomes, domingo, 8 de novembro de 2009

2 comentários:

  1. Contei as minhas plantas sobre seu hobby...
    Elas se encheram de alegria por saber que terão mais um amigo pra conversar...
    Como eu sei?
    De repente todas elas resolveram me presentear com novos brotos, folhas, flores... ;)

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus... To cada dia mais apaixonada por cada palavra sua. As palavras tocam meu coração!

    ResponderExcluir

Sua sinceridade é o meu maior trunfo! Então comentem com vontade. A moderação dos comentários objetiva, apenas, garantir que eu não fique sem os ler, um por um! Obrigado!
Pablo de Araújo Gomes