terça-feira, 29 de setembro de 2009

Solitário

É incrível como um homem (gênero humano, claro!) pode ser solitário! Ando pensando, e, pensando, às vezes, não me sinto bem em concluir que é hoje o meu maior problema. Não que me falte pessoas, ou que os que me circundam não sejam amorosos. Pelo contrário, muito pelo contrário, mesmo!
Este sentir-se assim me faz lembrar de um texto que, certa feita, li. Falava da superficialidade das relações humanas no mundo contemporâneo. Mesmo com meus familiares, (quase) sempre abertos e atenciosos, me vi obrigado, dia a dia, a criar uma relação um tanto quanto superficial. E isso fica evidente na medida em que mais precisamos uns dos outros, porque é quando mais nos afastamos.
E amigos? Não teria eu amigos? Tenho, sim, claro! Bons amigos, de longa data, que não mais vejo há algum tempo. Não esqueço de nenhum. Sabem (creio) que podem contar comigo sempre, e creio de fato poder contar sempre com eles. Outros colegas, novos amigos, cuja amizade está em plena construção, mas ainda é bastante superficial.
O problema, na verdade, é que, no dia a dia, termino falando demais o que não devo a quem não seria tão conveniente. Disperso minhas energias à toa, e minha vida se torna muito pública, diante de tanta gente que sequer consigo cumprimentar a todos. E até gosto de ter tantas pessoas a quem possa cumprimentar, disso não me queixo. Sinto falta é que alguma amizade se aprofunde. E nem tenho certeza se não sou exatamente eu que venho a repelir este aprofundamento da amizade...
E, aí, retomamos ao problema inicial. Cercado de pessoas que me parecem ótimas, desejoso de me tornar bom amigo, consigo ser tão solitário. Ou, melhor, não consigo deixar de sê-lo! Sentir-me só, e baixa a minha auto-estima não tem sido raro. Tem-me, vez ou outra, me custado caro, na verdade.
A carência é tal que os pesadelos passaram a ser a pura e simples solidão. Meus sonhos mais estimados têm sido rever velhos amigos. Eventualmente, namorar em sonho tem tido efeito semelhante, quase sempre com alguma garota desconhecida, que nunca vi na vida...

É incrível como um homem pode ser solitário!!!

Pablo de Araújo Gomes, 29 de Setembro de 2009

Um comentário:

  1. Todo o problema do sentir-se solitário é que, geralmente, achamos que são os outros que tem a receita mágica da completude. Desejosos de estar ao lado de alguém que nos faça companhia acabamos esquecendo que talvez fosse mais saudável sentirmo-nos completos em nossa exclusiva presença.
    Não que seja prazeroso estar o tempo todo sem pessoa ao lado. De jeito nenhum. Mas construir a satisfação interna gera um efeito tão positivo que as pessoas acabam se aproximando e a solidão verdadeiramente se vai.
    Mas, pra ser bem sincera mesmo, depois de alcançar a serenidade estando sozinha, é nos momentos de quietude com o outro que me sinto mais "acompanhada". Toda solidão se esvai quando vc fica quietinha ouvindo a respiração de quem se quer bem enquanto essa pessoa dorme. E ai me auxilie por favor, Renato Russo: "gosto de ver vc dormir, que nem criança com a boca aberta..."

    ResponderExcluir

Sua sinceridade é o meu maior trunfo! Então comentem com vontade. A moderação dos comentários objetiva, apenas, garantir que eu não fique sem os ler, um por um! Obrigado!
Pablo de Araújo Gomes